Arquivos Archives

Pesquisar neste blogue

CALIBRAR O MONITOR

CALIBRAR O MONITOR
Tente distinguir todas as zonas de transição correspondentes às letras de A a Z

sexta-feira, fevereiro 26

"Id" e "180º" - Duas exposições de João Henriques

"ID" - Inauguração a 4 de Março de 2010 pelas 18 horas

JOÃO HENRIQUES, que além de amigo é um culto e talentoso fotógrafo, realiza a proeza não muito comum em Portugal de inaugurar duas exposições em dois dias consecutivos. A primeira, "ID" inaugura no dia 4 de Março, na CASA DOS CUBOS em Tomar e enquadra-se nas comemorações dos 850 anos da cidade. Segundo palavras do autor (que é natural de Tomar) a temática desta exposição gira "em torno do local e identidade".

"A 27 do mesmo mês e no mesmo espaço, pelas 16 horas, realiza-se o lançamento do livro alusivo à exposição". E esta "estará patente até 5 de Abril, estando aberta durante a semana em horário de expediente a aos sábados das 15 às 18 horas".


No dia 5 do mesmo mês, e "num sítio simpático, com vida própria para além do espaço de exposições", e "onde se juntam as hostes noctívagas da cidade" de Torres Vedras, a COOPERATIVA, inaugura, pelas 22 horas, "180º" do mesmo autor. Esta segunda exposição "estará patente até ao dia 10 de Abril, (...) entre as 10:00h e as 2:00h da manhã, com intervalo para jantar."

Neste segundo trabalho, o autor visa "o questionamento acerca da maneira como a representação da paisagem é apreciada", desafiando o sentido comum de belo, ao mesmo tempo que convida à reflexão relativamente à dicotomia aceitação-rejeição, ou, se quisermos, sobre a pertinência da dicotomia bem-mal.


Assim, apresenta as imagens em pares "em que uma foi realizada a 180º da outra, visando evocar um sentido de polaridade, de oposição", proporcionando dessa forma, "uma oportunidade de diálogo e de integração às resistências por estas imagens suscitadas."

"180º", inauguração a 5 de Março de 2010 pelas 22 horas

1 comentário:

Joao Henriques disse...

Agradecido :)