Arquivos Archives

Pesquisar neste blogue

CALIBRAR O MONITOR

CALIBRAR O MONITOR
Tente distinguir todas as zonas de transição correspondentes às letras de A a Z

terça-feira, janeiro 22

Casa Hipólito 1900 - 1990


Na fachada da Casa Hipólito, em tempos a maior indústria do Concelho de Torres Vedras, pode-se ler as seguintes datas: 1900 - 1990. Este pormenor alimentou a minha imaginação pela sua estranheza... Pareceu-me uma lápide, onde se regista a data de nascimento e morte da pessoa que cobre. Neste caso, homenagem a uma das muitas empresas (e por extensão a todas) que não resistiu à modernização, à globalização e à má gestão. Na sua agonia final deixou 600 trabalhadores desempregados, sendo que 300 deles, resistiram até ao fim.
As imagens que se seguem não pretendem ser uma foto-reportagem, no sentido clássico do género. São antes alguns apontamentos onde se experimentam diversas abordagens estéticas, com a pretensão de contar uma possível história dos últimos dias daqueles edifícios, agora em início de demolição, cruzando-a com imagens reveladoras do estado de espírito e relação pessoal com aquele espaço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS



































2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é fascinante a qualidade e a transparência das imagens que aqui nos mostram. Infelizmente estive relacionado de uma maneira indirecta com todos estes factos, vistos os meus avós terem sido trabalhadores da casa hipólito, e terem trabalhado num destes pavilhões que foram fotografados. É uma verdade crua e gélida... Outrora uma empresa fascinante, que abrigava centenas de funcionários, quase todos habitantes da zona oeste, uma empresa com casas espalhadas por todo o concelho, desde casas de enfermagem junto ao tribunal, até pavilhões imensos como este que vimos, e mais secções que já foram de molidas junto à igreja de São Tiago. É pena toda esta desolação, derivada principalmente de uma má gestão. Ainda hoje permaneço com algumas lembranças trazidas pela minha avó, como petromax's, e caixas de costura, até puxadores de sanitário... Ainda hoje permanece na minha cabeça o apitar da sirene dos empregados, na hora de sair, uma multidão, que hoje se vê fantasma, infelizmente.

Os meus parabéns por este belissimo trabalho!! :)

Anónimo disse...

Este trabalho fotográfico está fantástico.

Por acaso alguém tem acesso aos protótipos que estavam a ser desenvolvidos pela Casa Hipólito?
Principalmente um protótipo de bicicleta que eles estavam a estudar. Sei que pelo menos projeto disso eles tinham.

Caso alguem saiba onde está e como arranjar essa informação, peço que me contacte para o email jferreira9@hotmail.com

Obrigado