Arquivos Archives

Pesquisar neste blogue

CALIBRAR O MONITOR

CALIBRAR O MONITOR
Tente distinguir todas as zonas de transição correspondentes às letras de A a Z

quarta-feira, janeiro 14

O mundo interior de Evgen Bavcar



Por motivos pessoais, sempre me interessei por saber de iniciativas e projectos para fotógrafos cegos. Em Portugal, conhecia já uma excelente iniciativa desse género, promovida pelo MEF (Movimento de Expressão Fotográfica).

Considero-me a mim próprio um fotógrafo conceptual, já que procuro, antes de mais, fotografar não tanto o que vejo, mas o que imagino, o que penso. Mas, para minha completa surpresa, numa das minhas habituais viagens por esse mundo imaginário também chamado net, acabei por descobrir um fotógrafo verdadeiramente conceptual.
Porque imagina (e transforma em imagem) não o que vê com os olhos. Porque não pode. No entanto, a sua visão, porque feita com a mente, tem uma qualidade e uma profundidade conceptual de fazer inveja a muitos fotógrafos que pensam que vêm muito bem.




Esse fotógrafo, chama-se
EVGEN BAVCAR, fotógrafo, filósofo e cineasta nascido na Eslovénia
, que ficou cego aos 12 anos de idade após sofrer dois acidentes.

A partir daí tornou-se fotógrafo. Um fotógrafo que não necessita de ver, porque vê plenamente. E mostra-nos imagens das quais não precisamos de falar mais... Apenas precisamos de ver.

NOTA: proibida a reprodução destas imagens sem referência ao autor. Além do seu site pessoal em link no seu nome, veja-se igualmente a sua galeria no FLICKR .
E as entrevista ao portal
PHOTOS e ao Blog JUDIAS



1 comentário:

Anónimo disse...

Olá tudo bem?
Estou escrevendo meu TCC sobre o Olhar ivisível e deixei um capítulo inteiro para o Bavcar E.
gostei muito do seu blog, e gostaria de perguntar se voce sabe alguma referência dos nomes das fotos dele.
Obrigado e Desculpe se meu comentário não foi tão inteligente assim
Meu email e msn é alexandre.cupez@hotmail.com
Valew